segunda-feira, 8 de abril de 2013

Road Trips - Viajando pelas estradas finlandesas....

Bem, uma das coisas que eu tenho feito mais desde que voltei pra Finlândia agora em 2013 é pegar a estrada, minha atual host family mora em um vilarejo perto de Pori, que tem por volta de 4.000 habitantes. Sim, muito pequeno ! Hahaha, e como consequência pra fazer qualquer coisa fora daqui temos que pegar o carro.

Eu não dirijo, mas não tem sido um problema, eles fazem tudo de carro, e volta e meia vão pra alguma cidade por aqui por perto também, e quanto eu não pego carona, pego onibus ou trem ! A passagem de ônibus em qualquer lugar aqui é cara, principalmente intermunicipal, e tem a opção do trem, ou dos dois que é o meu caso quando não tem carona até alguma estação de trem...

Recentemente foi inaugurado um serviço muito legal chamado Onnibus (http://www.onnibus.fi/) que as passagens são muito, mas MUITO baratas, claro que em contra partida por ser ônibus a viagem demora muito mais do que de trem. Mas pra ir pro norte vale muito apena pois a mesma passagem que de trem custa de 60 euros pra cima, nesse serviço um adulto sem desconto paga uns 7 euros !!!!


Pra quem está mais perto, ou vai para algum lugar perto de estação de trem, então obviamente o trem é a melhor opção, tendo opções até pra fora do pais, como São Petersburgo na Rússia. O trem é um pouco mais caro ou se for um destino popular pode ser o mesmo preço, ou mais barato que o ônibus  Moral da história ? Pesquise ! A compania responsável pelo serviço de trem em toda Finlândia é a VR (www.vr.fi).

Comprando com uma certa antecedência é possível também conseguir passagens de trem bem mais baratas,  e tanto trens quanto ônibus estudantes (locais ou com carteira internacional de estudante) pagam meia nas passagens !!! Em ambos os casos também é possível comprar online com cartão de crédio, ou pessoalmente nos respectivos guichês, e também direto com o motorista dentro do ônibus  ou com o fiscal nos trens.

Fora o rolê frequente Helsinki-Tampere, minha próxima meta de viagem aqui é ir pra Rússia de trem, ou pra Lapônia denovo ! =D Ahh, brasileiros podem viajar pela Rússia por até 90 dias sem necessidade de visto prévio.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui !!!